Nós, do Blog da Karissa amamos as dicas de novos destinos para pesquisa de moda, então compartilhamos a postagem da Concept Fashion!
Fonte: Concept Fashion www.conceptfashion.com.br
Aproveite as dicas!
 
Parte 1 - Berlim e Estocolmo
Fora do circuito tradicional, outras cidades também prometem trazer muita inspiração para a moda das próximas temporadas. Fizemos uma lista de 4 hotspots do momento (dois comentados neste post e os outros dois no próximo) e preparamos uma série de dicas de lojas e lugares que serão incontestavelmente inspiradores. Escolha seu destino e boa viagem!
Berlim
 
Capital cultural da Alemanha, a cidade vive um momento de grande destaque na Europa. Enquanto meio continente padece sobre a sombra da crise econômica, Berlim é palco de efervescentes movimentos artísticos que englobam cinema, música, artes plásticas e é claro moda, que tem se tornado a mais forte plataforma para expressão do talento dos jovens berlinenses. Não é ao acaso que a Semana de Moda de Berlim, fundada em 2007, é uma das que mais cresce todos os anos e já assume o posto da quinta maior do mundo.
Ainda em se tratando de novos designers a Voo, uma loja ultra cool, é parada obrigatória na cidade. Eleita a melhor nova multimarca da Europa, em um concurso realizado pela Farfetch.com, ela está situada em Kreuzberg, distrito do momento para a moda, arte e design e fica longe dos lugares comuns para compras na cidade. A loja oferece marcas descoladas com foco em design, criatividade e artesanato de qualidade, fora o coffee bar que reúne grupos criativos de Berlim em busca de inspirações e troca de ideias.
Outra dica para conhecer outros lados da cidade é o Alternative Berlin Tour (http://alternativeberlin.com), que promove passeios guiados por lugares incomuns do universo underground e de subculturas de Berlim. Lifestyle alternativo, cultura urbana e os grafites que tomam o local são alguns dos focos dos passeios. Mais um lugar legal e que vale a visita é o Mauerpark. Ele abriga uma feira a lá mercado das pulgas todos os domingos e está constantemente habitado por pessoas interessantes.
Para conhecer mais da moda alemã Hackesche Höfe é outro lugar bacana. Lá é a casa de estúdios de moda como Lisa D., Mari Otberg e Thatchers, e de marcas como Claudia Skoda, Hut up e Sterling Gold. Além disso, o Berlinomat é mais um lugar que reúne roupas e acessórios de mais de 100 designers da Alemanha. The Corner e KaDeWe, lojas multimarcas, assim como a Galeries Lafayette e Quartier 206 e são outros must see, mas por reunirem o melhor da moda internacional na cidade.
Estocolmo

Cidade que nos encanta com suas perfeições – edifícios e monumentos extremamente bem preservados, parques limpos e arborizados, riquíssima vida cultural e gastronômica e a altíssima qualidade de vida que oferece aos seus moradores – Estocolmo está entre as cidades mais visitadas dos países nórdicos. Contudo, para nós da moda as razões que despertam nosso interesse vão bem além dessas:
Lar doce lar da Acne, uma das marcas mais amadas por fashionistas e formadores de opinião no mundo fashion atual, a cidade tem pulsado criatividade e estilo. Prova disso é o sucesso mundial do blog de Caroline Blomst (http://carolinesmode.com/) que capta o melhor do streetstyle da cidade e que consequentemente acaba influenciando a forma de vestir de milhões de pessoas no mundo todo.
Ou seja, Estocolmo é Tendência! E para aproveitar o melhor que o cenário criativo dessa cidade possa oferecer selecionamos dicas de Jonny Johansson, fundador e diretor criativo da Acne; Gun Nowak, fundadora e presidente da marca de cosméticos FACE Stockholm; Thomas Sandell, arquiteto e designer de móveis; e do top chefe de cozinha Marcus Samuelsson, autor do livro "Aquavit and the New Scandinavian Cuisine". Com o olhar super afinado dos quatro é impossível não fazer incríveis passeios pela cidade. Vamos ao tour!
Nem um lugar é mais movimentado que o Södermalm (comumente chamado de Söder), um antigo distrito na zona sul da cidade. As ruas cheias de vida reúnem tesouros arquitetônicos restaurados, butiques, arte e hotéis sofisticados. Lugares bacanas na região: o clube alternativo Hornstull Strand; o Debaser Medis para música ao vivo; e os cocktail bars Södra Bar & Kitchen e Gondolen.
Art Bar:KB (Konstnärsbaren) é um lugar para encontrar alguns velhinhos excêntricos, pois desde os anos 30 ele é o destino de tipos criativos e grupos de artistas. konstnarsbaren.se Jacksons – uma loja e galeria especializada em design nacional. Ela abriga cadeiras, sofás, cerâmicas e tecidos em uma verdadeira viagem pela história do design nórdico. jacksons.se Nytorget Urban Deli, localizado na antiga parte boemia da cidade, a noite é um ótimo lugar para encontrar blogueiros interessantes, artistas e fashionistas, além de possuir o chame de um lugar moderno e bem ao estilo nórdico. urbandeli.org
Fotografiska, museu aberto há pouco tempo, é palco de exibições bem bacanas realizadas por curadores famosos. Fora a localização que já incrível por si só. fotografiska.eu Asplund, loja de mobiliário com o melhor do design contemporâneo da Suécia. asplund.org Grill, restaurante para entrar em contato com o lado hipster de Estocolmo, como muitas artistas locais e uma versão sueca da nossa caipirinha. grill.se
E por fim a lista de lojas. Dentre as marcas suecas, fora a Acne outras bem bacanas são: Hope, Carin Wester, Fifth Avenue Shoe Repair, Rodebjer e Whyred http://www.visitstockholm.com/en/To-Do/Tips/Discover-Swedish-fashion/. No quesito lojas multimarcas Grandpa, Åhléns City e a luxuosa NK (Nordiska Kompaniet) são ótimas opções, nelas é possível encontrar marcas escandinavas conhecidas como Kosta Boda, Orrefors, Eva Solo, Filipa K, Littala, BSweden.
Quando o assunto é reduto para compras endereços que concentram várias lojas são: Sofo – região de encontro das ruas Södermannagatan e Folkungagatan possui várias lojas, cafés, bares e ateliês. Muitos estilistas da moda escandinava surgiram nessa região. E a Biblioteksgatan é a 5ª Avenida de Estocolmo em dimensão muito menor, claro.
Para aproveitar ainda mais essa cidade confira o site http://www.visitstockholm.com/en/, com muitas dicas gerais sobre a cidade.
Aguarde o próximo post... Rio de Janeiro e Tóquio são nossas próximas paradas.