A empresária Alice Ferraz, nome por trás de uma assessoria de imprensa, agência focada em moda e da rede de blogs de moda F*Hits, é destacada por seu poder de conexão.
F*Hits hospeda 25 blogueiros de moda brasileiros entre 18 e 50 anos e atrai cerca de 5 milhões de visitantes por mês.
E Alice Ferraz também tem seu próprio blog. "Eu realmente gosto de moda real procedente de blogs", disse ela. "Ele cria um desejo autêntico. A mulher da minha idade, por exemplo, pode olhar para o meu blog como inspiração e ter acesso imediato às roupas que estou vestindo. "
Em setembro Alice levou alguns dos blogueiros para a semana de moda de Londres. Agora seu objetivo é uma loja temporária de estilistas brasileiros em Londres.
Sobre o crescimento de mercado de luxo no Brasil, a empresária acredita que é o momento perfeito para grifes internacionais: “Elas estão chegando, finalmente, e descobrindo que temos bom gosto e sofisticação”.
E no comando da multimarcas NK Store, a empresária Natalie Klein ressalta alguns nomes internacionais que despontam no país como Stella McCartney por sua alfaiataria excelente e os vestidos sexy e comportados ao mesmo tempo, Balmain pelo bordado requintado e as formas inusitadas e Celine com seu minimalismo cool.
Natalie também comenta que, para a consumidora brasileira, o apelo sexy ainda é crucial, revelando que grifes internacionais que seguem nesta direção conseguem criar um desejo de consumo muito maior no País.
Herdeira do maior varejista de produtos eletrônicos e móveis do Brasil (Casas Bahia), Natalie Klein é destacada por seu trabalho de curadoria.
E por fim Constanza Pascolato. Nascida na Itália, Constanza chegou ao Brasil aos cinco anos de idade. Hoje, aos 73 anos, empresária e colunista da Vogue Brasil, é considerada a musa brasileira da indústria da moda.
"Do ponto de vista de um editor, este momento de moda do Brasil é fabuloso. Mas os designers brasileiros, que apreciam um grande mercado interno, enfrentam desafios ao competir no cenário internacional”, disse Constanza Pascolato.
“Os custos significativos de produção e a falta de know-how em modelagem e finalização indicam um período difícil para os fabricantes nacionais”, aponta Constanza.
Ela destaca entre novos talentos brasileiros, o estilista Lucas Nascimento, radicado em Londres.
"Desde a primeira vez que vi o trabalho do Lucas, eu achava que ele era o designer mais novo e interessante em termos de criação. Seu trabalho em malharia genial", disse ela.
Para muitos a cultura do Brasil é o corpo, verão eterno e super modelos.
O ponto negativo da indústria da moda é o aumento dos custos das empresas e o sistema de importação que fazem do Brasil um mercado difícil de navegar para as marcas de luxo internacionais. Mas ainda assim Prada, Gucci, Bottega Veneta, Diane von Furstenberg e Chanel tem lojas recentes no país.